Ricardo Almeida, chef e restauranter, completou 21 anos à frente de seu Bistrô da Praça, em Florianópolis.
Autodidata, sua inspiração e a cozinha tradicional francesa de Bistrô, em especial a Provençal. De origem serrana, foi nos campos de Lages, que começou a descobrir seu gosto pela culinária da Serra Catarinense.
“ A rusticidade traz consigo uma origem primitiva do alimento, e principalmente da matéria prima” comenta o chef, que se diz avesso a comidas muito maquiadas e processadas, perdendo suas características próprias, e muitas vezes perdendo sua própria identidade.
Quando resolvi viver em Florianópolis, nesta ilha repleta de natureza e beleza, está certeza só se aguçou, uma vez que a Gastronomia aqui, e ligada totalmente ao mar, a produtos totalmente frescos, camarões, peixes, crustáceos, praticamente vivos, vão direto para a panela, brasa, frigideira, acrescidas de um punhado de sal, e regados com limão, onde o frescor dos produtos e o realça e valoriza o alimento.
Assim, unindo estas três paixões, Provance, Serra e Ilha que originou a cozinha do Bistrô da Praça, hoje um clássico no coração da cidade! O terroir, e um tempero nato, porque carrega consigo toda a atmosfera do ambiente em que aquele prato foi criado ou desenvolvido.
Desde a sazonalidade das Estações até as influências das origens de família, tudo importa quando buscamos exprimir o melhor de nossa cozinha! Identidade, para mim, isso que importa, porque nos exprime e nos diferencia, neste mundo maravilhoso da Gastronomia!