Artigo

Helton Costa

293 views

Há 30 anos, o chef Helton Costa se dedica à arte de cozinhar. Especializado em cozinha italiana, no início da sua carreira o paulistano radicado em Florianópolis estudou também a gastronomia francesa na renomada Ècole Hôtelier de La Rochelle, na França. Ainda jovem, estagiou nos principais restaurantes das capitais gastronômicas europeias. De volta ao Brasil, chefiou restaurantes de diversos hotéis e resorts até abrir o seu próprio restaurante, onde foi eleito por três vezes o chef do ano pela revista Veja Comer & Beber, e por duas vezes, sob o seu comando, a Cantina Sangiovese foi eleita o melhor restaurante italiano de Santa Catarina.

No início de 2014, ganhou o Prêmio Nacional Dólmã, que é o prêmio máximo da gastronomia brasileira e que o colocou na posição de embaixador da gastronomia catarinense para o Brasil. Ainda em 2014, lançou o livro de receitas autorais intitulado “Entre Sabores”.

Atualmente, o chef Helton Costa é sócio  proprietário do restaurante Porto dos Guarás, aberto em janeiro de 2020 em plena pandemia.