SOBRE

Tão verdade quanto o axioma de que somos o que pensamos é a ideia de que somos o que comemos (e bebemos!).

Nossa identidade pessoal ou coletiva é definida também por esses hábitos corriqueiros à mesa, e por estar a gastronomia tão radicalmente associada ao universo do prazer, ela toma um pedaço cada vez maior de nossa atenção e desejo, formando um universo cada vez mais sofisticado e complexo, onde as peculiaridades dos povos se misturam e produzem novas surpresas ao paladar.

 

Gosto de Floripa passeia por esses sabores multiétnicos presentes na Ilha da Magia. É uma publicação que, numa tarefa dificílima, buscou eleger 15 dos mais prestigiados chefs em atividade na cidade para obter, de cada um deles, um exemplo dessa magia operada pela alquimia dos ingredientes.

 

Trata-se de uma obra que, a partir de receitas exclusivas, combinadas à trajetória de seus chefs e ao espaço onde podem ser degustadas, define muito da cultura gastronômica de Florianópolis, com toda sua diversidade, originalidade e sofisticação.

 

Mais do que render homenagem a esses alquimistas do sabor, o propósito que nossa equipe editorial perseguiu foi o de democratizar essa experiência sensorial, revelando os segredos de receitas consagradas por esse time premiadíssimo de chefs que, não obstante tenham origens das mais distintas, abraçaram emocionalmente a capital catarinense.

 

Mas porque nenhuma mesa é perfeita sem um bom vinho, apresentamos aqui uma seleção especialíssima de rótulos feita pelo renomado sommelier Eduardo Araújo, escolhidos não só como opções de harmonização para os pratos da publicação, mas também como sugestões didáticas para acompanhar menus de tão diferentes tradições culinárias.

 

Nossa expectativa é que você saboreie cada página com o mesmo prazer com que as produzimos. Mais do que um livro de receitas, aqui você tem um estímulo à boa mesa, à sofisticação das sensações e à estética que a alta culinária pode nos oferecer.

 

É uma obra que ajuda a posicionar Florianópolis como um polo gastronômico – criativo, plural e cosmopolita. Deguste as próximas páginas. E bon appétit!